As crianças tiveram a oportunidade de aprender e vivenciar atitudes corretas no trânsito, convívio social e meio ambiente. Inicialmente participaram do teatrinho interativo que abordou vário temas, como o bom comportamento do motorista no trânsito e como as crianças também devem ser transportadas nos automóveis ou em ônibus. O assunto também abrangeu condutas sobre manter a cidade, o bairro e a escola limpos, destacando como as pessoas devem descartar o lixo e outros materiais sem agredir o meio ambiente; tudo de maneira bem divertida para os pequenos. Por fim, as crianças tiveram a oportunidade de andar de triciclos, fazendo um trajeto que envolvia de forma lúdica a observação das placas de trânsito, a pintura do chão que envolve faixa de pedestres, rotatória e setas indicativas. Foi uma atividade muito divertida e possibilitou muitas aprendizagens para as crianças.
Professora Talita
Os passeios externos de estudo de meio, são os mais esperados pelos pequenos. A nossa primeira saída foi para apreciar e conhecer o projeto “Pista Certa” da fundação MAPFRE, a iniciativa do projeto e oportunizar experiências lúdicas e pedagógicas realizadas em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante. As crianças aprenderam sobre a sinalização de trânsito, respeito as regras de convivência, solidariedade, gentilezas, empatia e noções de espacialidade.
Com certeza essa vivência foi muito importante e proporcionou muitas aprendizagens para os nossos alunos!
Veja o vídeo:
São muitas as atividades que constroem o dia a dia do professor e dos alunos.
A rotina escolar é essencial para garantir um aprendizado significativo. Nossas aulas começam com o acolhimento das crianças, organização do material, contagem dos alunos, ajudantes do dia e calendário. Os ajudantes juntos com os demais participam da construção da rotina, realizando a contagem dos colegas, identificam as letras iniciais dos nomes e registram através da escrita nos cartazes que ficam expostos na parede da sala para consulta. Isso tudo, promove momentos de socialização e ludicidade em sala de aula.
Veja o vídeo ilustrativo:
Veja no vídeo logo abaixo:
Trabalhando os Seres Vivos - as partes da plantas, as crianças utilizaram a criatividade e tiveram contato com o natural. Para fechar o conteúdo relacionado à moradia e vizinhança, confeccionamos uma casa (Pop up) e os alunos desenharam suas famílias dentro da casinha.
Nas duas atividades os alunos se divertiram e aprenderam sobre os temas propostos!!!
Professora Patrícia
Professora Sônia
Turma: 2°G (Tarde)
Na EMEB Regina Rocco Casa II o contexto de letramento é trabalhado inserindo os educandos em práticas sociais e culturais, em que possam compreender que a leitura e a escrita estão associadas a suas experiências e vivências sociais.
Diante a isso, a turma do 2° ano G está vivenciando momentos de trocas de bilhetes, com o objetivo de desenvolver a escrita e leitura de forma significativa, inserindo o educando num contexto de protagonismo.
Ampliando as vivências da turma, eles também exploraram o GCompris, no laboratório de informática, para desenvolver habilidades com o mouse e apropriação dos componentes do computador, ampliando o desenvolvimento da coordenação motora.
Professor Rodolfo - Educação Física
Turma: 2°A (Manhã )
Atividade: Pular corda
Aqui na EMEB Regina Rocco Casa II a brincadeira de pular corda é levada muito a sério. Desde o 1° ano, nossos alunos realizam essa atividade e agora no início do período letivo do 2° ano estamos retomando essa prática. Sem perceber, enquanto brincam de pular corda, conhecem seu corpo, desenvolvem tanto orientação espaço temporal, quanto estabilização corporal, ritmo e aprimoram as habilidades motoras básicas.
Como vocês podem ver, nossos pequenos já estão pulando em grandes desafios!!!
Professora Sônia
Os alunos do 2º ano G estão trabalhando com o gênero textual Lendas. Para que possam produzir textos com qualidade estão vivenciando várias situações de produção de texto, com o objetivo de compreender começo, meio e fim.
Nessa semana, foi trabalhado a proposta envolvendo o texto fatiado.
Primeiramente, houve o reconto oral da lenda, depois o texto sobre o Lobisomem, que já havia sido apresentado à turma foi dividido em frases e distribuídos em duplas aleatoriamente. Os estudantes foram desafiados a reorganizarem o texto, resgatando a coerência de como os fatos se organizavam.
A professora foi colando cada parte em papel kraft e finalizaram com a leitura da lenda exposta na lousa.
A reescrita de textos é fundamental no processo de alfabetização para que os estudantes entrem em contato com o mundo da leitura e da escrita de forma intencional, para que haja significativo, promovendo assim, a aprendizagem.
Professora Daysiane
Na aula de matemática, a turma do 3º H , usou fichas sobrepostas / escalonadas na composição e decomposição de números. A atividade contribuiu na compreensão do valor posicional de números com unidades, dezenas e centenas de forma lúdica e divertida. Os alunos gostaram bastante e se divertiram também!
3º ano A - Professora Perla
Neste dia utilizamos o Material Dourado para trabalhar o valor posicional dos números e as casas da unidade, dezena e centena.
A turma foi organizada em grupos de 4 alunos, sendo que cada grupo recebeu uma caixa do jogo.
Toda a atividade foi realizada coletivamente e todos tiveram a oportunidade de ir a frente para socializar, de acordo com a adição proposta pela professora.
Foi muito divertido!!!
Sistema de Numeração Decimal/ Composição e decomposição
Os alunos jogaram "Nunca 10", com Material Dourado, para compreender de forma lúdica o sistema de numeração decimal, através de trocas de 10 em 10.
Neste jogo, toda vez que a quantidade chega no número 10, é necessário fazer a troca com o “bloco da dezena”, facilitando a compreensão do valor posicional.
Depois realizaram a composição e decomposição de números. Trabalharam a matemática de forma concreta e divertida!
A interação e compartilhamento de saberes também fez parte da proposta!!!
4° ano G- Professora Luciene
Durante o estudo em Ciências sobre "Cadeia Alimentar", os alunos do 4° ano G puderam acompanhar de perto o surgimento do bolor em um pão e descobriram que isso ocorre devido a proliferação de fungos que, na natureza, têm um papel fundamental para decompor materiais orgânicos.
Foi uma atividade bem significativa!!!
Produção de diálogo com o suporte de fantoche
Para a compreensão e apropriação do diálogo e das pontuações usuais, os alunos manipularam fantoches, nomeando e produzindo diálogos entre eles. Na sequência, registravam nos cadernos e as produções eram retomadas e revisadas com a professora!!
Foi uma proposta diferenciada, para auxiliar na produção da escrita de forma significativa!!!
Professora Adriana- 4° O
Trabalho realizado na segunda-feira dia 05/06/23, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Professora Mirian Pan
Após a confecção dos fantoches os alunos em duplas elaboraram um diálogo e escreveram em forma de H.Q, um dos gêneros textuais trabalhados no 2º trimestre.
Em seguida escreveram a H.Q. em forma de texto incluindo as falas do narrador, na sala multimídia e digitaram a revisão de texto.
Posteriormente assistiram a um vídeo digital instrucional e produziram um tutorial em vídeo com o auxílio da PAPP TECCI Ana Orrico para, de modo mais dinâmico, ensinar outras pessoas a confeccionar fantoches de meia.
Os alunos participaram com muito entusiasmo dessa proposta.
Veja o vídeo que os alunos fizeram logo abaixo!!!
Professora: Meyriane Coelho
Trabalho realizado a partir da leitura em capítulos do livro Judy Moody, feita pela professora. Onde a personagem realiza a atividade escolar chamada "QUEM SOU EU?", falando sobre suas preferências. Após o término da leitura, cada aluno do 4° ano E pode também realizar sua colagem e em seguida apresentar para os colegas, mostrando um pouco sobre sua vida.
As crianças demonstraram muito envolvimento e alegria em realizar a atividade e especialmente em apresentar para a turma.
Os 4ºs anos fizeram um passeio com estudo do meio no Parque Estoril, considerado patrimônio histórico e natural da cidade de São Bernardo do Campo, o parque abriga ainda um mini zoológico. Trata-se da única instituição voltada ao cuidado do animal silvestre, sendo um dos principais instrumentos da Prefeitura para a preservação e cuidado com a fauna e a flora da cidade e toda a região. O espaço abriga 450 animais de 70 diferentes espécies, em viveiros adaptados.
As turmas curtiram bastante o passeio e aprofundaram conhecimentos já trabalhados em sala de aula.
Utilizamos diferentes espaços e recursos da escola na realização das atividades... e você pensa que acabou? Que nada! Elaboramos um jogo de perguntas para testar os seus conhecimentos sobre os animais e estamos realizando novas propostas envolvendo a tecnologia e a aprendizagem criativa, mas isso vai ficar para a nossa próxima postagem!
Vejam que lindos ficaram os cartazes das turmas!!!
5° ano E
Professora: Bianca
Para alertar alunos, professores e colaboradores quanto a importância do RESPEITO e combater a violência na escola, a professora do 5° ano D trabalhou o tema com a turma, de forma cooperativa e colaborativa!
Os alunos foram divididos em grupos para a organização do trabalho de:
✓ Pesquisa;
✓ Confecção de Cartazes;
✓ Confecção de Panfletos;
✓ Apresentação do tema para as turmas dos 4°s e 5°s anos da escola, com os dados da pesquisa (violência na escola) e ressaltando a importância do RESPEITO entre todos;
✓ Entrevistas com membros da escola!!! Veja logo abaixo:
Língua portuguesa
Dígrafos e uso de LH, NH e CH
Em nossa aula de laboratório pudemos retomar os conteúdos trabalhados de forma dinâmica e com a participação ativa dos alunos, construindo de forma significativa o conhecimento de cada um deles.
As duplas formadas durante a aula permitem que os alunos interajam e se auxiliem nessa construção de conhecimento.
Para concluir a aula e testar os conhecimentos adquiridos, os alunos responderam a um Quiz bem divertido no Kahoot. Nesta proposta os alunos responderam questões sobre o conteúdo apresentado.
Professora Célia
Para ampliar os conhecimentos e ensinamentos de forma lúdica e criativa, trabalhamos com o lapbook (uma pasta com desenhos, características dos personagens, resumo dos capítulos, crianças extraordinárias que fizeram história, ensinamentos sobre a aparência, amizade, família, gentileza, coragem e isolamento, ações de gentileza, direitos das crianças). Toda a turma abraçou a proposta, se empenharam e fizeram o seu melhor com muito capricho!
Tenho certeza de que o tempo mostrará o impacto positivo que a atividade teve na vida de cada aluno.
Professora Rita- 5°ano B
Com a turma da manhã, a ideia surgiu a partir de uma brincadeira ocorrida na semana do brincar. Eles se dividiram em grupos e cada grupo criou uma loja, dentro de um shopping. Cada agrupamento pensou em algo, segundo aquilo que interessava. Então tivemos uma farmácia, uma loja de sapatos, uma loja de games, um supermercado e um restaurante. Os grupos produziram seus produtos, com material reciclável, além de utilizar materiais que já existiam, como brinquedos da escola. Aconteceram momentos, em que as crianças puderam fazer compras, pensar em gastos e também, cada loja produziu sua contabilidade iniciada antes da inauguração.
Essa ideia serviu para que depois pudéssemos utilizar como atividades de matemática: gráficos, tabelas e situações problemas. Ocorrerem discussões reais, como utilizar melhor o dinheiro em caixa. A professora interviu dizendo que precisava realmente economizar.
O objetivo do trabalho foi a conscientização da importância do combate a proliferação do Aedes Aegypti (Mosquito que pode transmitir a Dengue).
Desfile Cívico- 20 de Agosto
Mostra
Projeto coletivo 5ºanos: Espelho - "Somos reflexo um do outro"
No dia da última Reunião com pais (08/12), os alunos dos 5° anos montaram uma sala temática para que a comunidade escolar pudesse ver de perto, um pouco do aprendizado que eles tiveram ao longo do ano.
O projeto tinha como objetivo geral, a implementação da cidadania por meio de recursos bibliográficos, vivências e ações, para que as crianças tornem-se agentes mediadores e replicadores da paz.
Na sala foram expostos trabalhos e espelhos, para que todos pudessem "se ver"!!!
Prêmio
No dia 11 de dezembro aconteceu a premiação dos trabalhos de encerramento do curso de Robótica Pedagógica da UFABC e para a grata surpresa dos envolvidos, resultou em uma premiação de melhor trabalho, na categoria de CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA.
Este foi um projeto que as PAPPs TECCI Ana Maria e Camilla desenvolveram ao longo do ano com os monitores do laboratório de informática da escola.
A ideia ocorreu para trabalhar o projeto coletivo da escola: Pertencimento. As crianças escolheram um espaço, que foi o parque, aprenderam sobre os diferentes tipos de imagens, edição e o uso do programa de corte da impressora a laser. Também entenderam sobre mecanismos simples (utilizando Lego e Atto Educacional), circuitos elétricos e programaram placas, como a micro:bit.
As professoras puderam aplicar seus conhecimentos do curso oferecido pela Secretaria de Educação da Prefeitura de São Bernardo do Campo, em parceria com a Faculdade Federal do Grande ABC, para ampliar os conhecimentos dos alunos em alguns conceitos de forma engajada, significativa e prazerosa!!
O projeto também teve a colaboração das PAPPs TECCI Ana Lúcia e Elaine, que participaram com a divulgação das etapas no Jornal da escola, orientando os monitores na fase final da maquete e acompanhando na mostra da UFABC.
Encerramento 5ºs Anos
PROFESSORA: ANA PAULA
MIND LAB
São jogos de raciocínio, jogados em parceria, onde um educando ajuda o outro através das tentativas e hipóteses que o jogo possibilita. Os jogos são utilizados como ferramenta de aprendizagem desenvolvendo habilidades cognitivas e emocionais. Para esta proposta, foram utilizados: Sudoku Animal, Sapinhos e Hora do Rush.
Os educandos escolheram o parceiro(a) para jogar, no início se encantaram com os materiais e ficaram "muito empolgados" ao manusear o jogo e um foi auxiliando ao outro, para atingir o objetivo proposto de cada jogo.
Atividade realizada em parceria com as professoras do primeiro ano durante as aulas de Educação Física.
Nossas crianças aprenderam brincando!!!
Nas aulas de Educação Física, o professor Fernando trabalhou com o Intercalasses de Queimada: Competição entre as salas. Ele buscou trabalhar com os alunos, a vivencia de uma competição, a importância do respeito às regras e estimular o trabalho em equipe.
Os alunos amaram!!!
Professora Grazi - Arte
Nossas árvores
Nesta atividade de Arte, foi feita uma observação das árvores em torno da nossa escola.
Em um segundo momento, fizemos uma roda de conversa onde falamos da diversidade de tamanhos e espécies que temos. Na sequência, cada educando desenhou uma árvore com base na pesquisa de campo feita anteriormente.
As propostas foram diversificadas
5º ano C foram três atividades:
1º Criar ambientes da comunidade, trabalhando assim coordenação motora fina, noção espacial e socialização;
2° Jogo Jenga: trabalho de coordenação motora fina, controle de força, raciocínio lógico e cooperação;
3°Jogo do Twitter: Noção espacial, equilíbrio e lateralidade.
5°ano A, jogo Joquempô: desenvolvendo noção espacial, ritmo, equilíbrio e lateralidade;
4° ano E, a proposta foi de iniciação ao Vôlei, fundamentos, recepção e toque.
As crianças aprendem muitas habilidades brincando!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário