2023

 



 Passeio dos 1ºs anos C, D e E dia 21 de março ao CENFORPE,
Programa de educação viária "Na Pista Certa". 

As crianças tiveram a oportunidade de aprender e vivenciar atitudes corretas no trânsito, convívio social e meio ambiente. Inicialmente participaram do teatrinho interativo que abordou vário temas, como o bom comportamento do motorista no trânsito e como as crianças também devem ser transportadas nos automóveis ou em ônibus. O assunto também abrangeu condutas sobre manter a cidade, o bairro e a escola limpos, destacando como as pessoas devem descartar o lixo e outros materiais sem agredir o meio ambiente;  tudo de maneira bem divertida para os pequenos. Por fim, as crianças tiveram a oportunidade de andar de triciclos, fazendo um trajeto que envolvia de forma lúdica a observação das placas de trânsito, a pintura do chão que envolve faixa de pedestres, rotatória e setas indicativas. Foi uma atividade muito divertida e possibilitou muitas aprendizagens para as crianças.






 Professora Talita

Os passeios externos de estudo de meio, são os mais esperados pelos pequenos.  A nossa primeira saída foi para apreciar e conhecer o projeto “Pista Certa” da fundação MAPFRE, a iniciativa do projeto e oportunizar experiências lúdicas e pedagógicas realizadas em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante. As crianças aprenderam sobre a sinalização de trânsito, respeito as regras de convivência, solidariedade, gentilezas, empatia e noções de espacialidade.

Com certeza essa vivência foi muito importante e proporcionou muitas aprendizagens para os nossos alunos!

Veja o vídeo:








 Professora Talita

São muitas as atividades que constroem o dia a dia do professor e dos alunos.

A rotina escolar é essencial para garantir um aprendizado significativo. Nossas aulas começam com o acolhimento das crianças, organização do material, contagem dos alunos, ajudantes do dia e calendário. Os ajudantes juntos com os demais participam da construção da rotina, realizando a contagem dos colegas, identificam as letras iniciais dos nomes e registram através da escrita nos cartazes que ficam expostos na parede da sala para consulta.  Isso tudo, promove momentos de socialização e ludicidade em sala de aula.

Veja o vídeo ilustrativo:











Durante nossa rotina, antes da leitura, a fim obtermos silêncio e atenção, cantamos uma música. Um das nossas crianças, apaixonado por música, escolhe um colega e juntos regem a turminha. Momento de protagonismo dos alunos, sem interferência da professora. Eles soltam a voz de forma suave, fazem a coreografia usando os braços e as mãos, batem palmas e em seguida fazem o silêncio que a leitura exige. Um show de fofura!

Veja no vídeo logo abaixo:

                    







Professora Rosângela

A turminha fez duas propostas com temas diferentes, mas ambas "mão-na-massa"!!!
Trabalhando os Seres Vivos - as partes da plantas, as crianças utilizaram a criatividade e tiveram contato com o natural. Para fechar o conteúdo relacionado à moradia e vizinhança, confeccionamos uma casa (Pop up) e os alunos desenharam suas famílias dentro da casinha.
Nas duas atividades os alunos se divertiram e aprenderam sobre os temas propostos!!!







Professora Patrícia 

No dia 2 de Abril comemoramos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Data importante que tem a finalidade de conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão social das pessoas com autismo.
As turmas dos 2°s anos A e J trabalharam nessa semana o dia Mundial de Conscientização ao Autismo.
Realizamos pesquisas em casa e assistimos vídeos sobre o tema.
Em sala, durante a roda de conversa, as crianças apresentaram suas impressões sobre o Autismo e a importância dessa data.
Finalizamos com um mural onde os alunos escreveram mensagens para os amigos e comunidade escolar.





Professora Sônia 
Turma: 2°G (Tarde)

Na EMEB Regina Rocco Casa II o contexto de letramento é trabalhado inserindo os educandos em práticas sociais e culturais, em que possam compreender que a leitura e a escrita estão associadas a suas experiências e vivências sociais.

Diante a isso, a turma do 2° ano G está vivenciando momentos de trocas de bilhetes, com o objetivo de desenvolver a escrita e leitura de forma significativa, inserindo o educando num contexto de protagonismo.

Ampliando as vivências da turma, eles também exploraram o GCompris, no laboratório de informática, para desenvolver habilidades com o mouse e apropriação dos componentes do computador, ampliando o desenvolvimento da coordenação motora.



Professor Rodolfo - Educação Física
Turma: 2°A (Manhã )

Atividade: Pular corda

Aqui na EMEB Regina Rocco Casa II a brincadeira de pular corda é levada muito a sério. Desde o 1° ano, nossos alunos realizam essa atividade e agora no início do período letivo do 2° ano estamos retomando essa prática. Sem perceber, enquanto brincam de pular corda, conhecem seu corpo, desenvolvem tanto orientação espaço temporal, quanto estabilização corporal, ritmo e aprimoram as habilidades motoras básicas. 

Como vocês podem ver, nossos pequenos já estão pulando em grandes desafios!!!







Professora Sônia 

 Os alunos do 2º ano G estão trabalhando com o gênero textual Lendas. Para que possam produzir textos com qualidade estão vivenciando várias situações de produção de texto, com o objetivo de compreender começo, meio e fim.

Nessa semana, foi trabalhado a proposta envolvendo o texto fatiado. 

Primeiramente, houve o reconto oral da lenda, depois o texto sobre o Lobisomem, que já havia sido apresentado à turma foi dividido em frases e distribuídos em duplas aleatoriamente. Os estudantes foram desafiados a reorganizarem o texto, resgatando a coerência de como os fatos se organizavam.

A professora foi colando cada parte em papel kraft e finalizaram com a leitura da lenda exposta na lousa.

A reescrita de textos é fundamental no processo de alfabetização para que os estudantes entrem em contato com o mundo da leitura e da escrita de forma intencional, para que haja significativo, promovendo assim, a aprendizagem.











Professora Daysiane

Na aula de matemática, a turma do 3º H , usou fichas sobrepostas / escalonadas na composição e decomposição de números. A atividade contribuiu na compreensão do valor posicional de números com unidades, dezenas e centenas de forma lúdica e divertida. Os alunos gostaram bastante e se divertiram também!










Professora: Maria do Carmo

A proposta de trabalhar com o combate as arboviroses foi dividido em etapas: 
As turmas iniciaram com a exploração do folder (que foi enviado pela prefeitura), com a "Roda de Conversa". Em um segundo momento, as turmas identificaram o mosquito Aedes Aegypti por meio da observação de imagens e na sequência, criaram suas próprias ilustrações. Depois confeccionaram cartazes para compartilhar formas de combate ao mosquito. A leitura de documentos que demonstram a gravidade do tema, também foram tratados.
Dando seguimento ao trabalho, as crianças confeccionaram material com informações para partilhar, com o tema: Você sabia?
Para refletir e explorar os ambientes de vivência dos alunos, começaram em casa e continuaram no ambiente escolar, identificando e analisando as condições e como prevenir as arboviroses nestes ambientes. 
Reflexões e planejamento em grupo, para as próximas etapas foram de grande importância, para a organização de todo o trabalho.
Para finalizar, foram confeccionadas bandanas com o tema "Xô Dengue"  e a escrita colaborativa de um texto, com o objetivo de partilhar as informações com os familiares.
Veja a imagem do texto:
Foram momentos divertidos e marcantes!!!!
 







3º ano A  - Professora Perla

Neste dia utilizamos o Material Dourado para trabalhar o valor posicional dos números e as casas da unidade, dezena e centena.

A turma foi organizada em grupos de 4 alunos, sendo que cada grupo recebeu uma caixa do jogo.

Toda a atividade foi realizada coletivamente e todos tiveram a oportunidade de ir a frente para socializar, de acordo com a adição proposta pela professora.








Professora Maila - 3° ano E

Nessa aula trabalhamos adição de forma lúdica e com recursos tecnológicos. Na atividade, as crianças precisavam resolver a soma para conseguir montar o quebra - cabeça. Depois realizamos a ficha técnica de alguns animais, do jogo, escolhidos pela turma, mas isso é assunto para outro post.
Foi muito divertido!!!



Sistema de Numeração Decimal/ Composição e decomposição



Professora Ingrid- 3° Ano F

Os alunos jogaram "Nunca 10", com Material Dourado, para compreender de forma lúdica o sistema de numeração decimal, através de trocas de 10 em 10.

Neste jogo, toda vez que a quantidade chega no número 10, é necessário fazer a troca com o “bloco da dezena”, facilitando a compreensão do valor posicional.

Depois realizaram a composição e decomposição de números. Trabalharam a matemática de forma concreta e divertida! 

A interação e compartilhamento de saberes também fez parte da proposta!!!













 Professora: Adriana

 Trabalho com o gênero Poesia

Os alunos do 4º ano O criaram um Poema Visual.
Além da escrita, este gênero necessita da leitura de imagem e formas, valoriza os efeitos visuais.
O objetivo foi apresentar desenhos (símbolos) que, junto com as palavras demonstre a mensagem escrita representada.
As produções foram feitas em pequenos grupos e para finalizar, juntaram em uma imagem.

O trabalho ficou lindo, a turma amou a proposta!






 4° ano G- Professora Luciene
Durante o estudo em Ciências sobre "Cadeia Alimentar", os alunos do 4° ano G puderam acompanhar de perto o surgimento do bolor em um pão e descobriram que isso ocorre devido a proliferação de fungos que, na natureza, têm um papel fundamental para decompor materiais orgânicos.

Foi uma atividade bem significativa!!! 






Produção de diálogo com o suporte de fantoche

Para a compreensão e apropriação do diálogo e das pontuações usuais, os alunos manipularam fantoches, nomeando e produzindo diálogos entre eles. Na sequência, registravam nos cadernos e as produções eram  retomadas e revisadas com a professora!!

Foi uma proposta diferenciada, para auxiliar na produção da escrita de forma significativa!!!









 Professora Adriana- 4° O

Trabalho realizado na segunda-feira dia 05/06/23, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.





Professora Mirian Pan

A proposta da atividade com a criação dos fantoches de meia, foi trabalhar os diálogos na produção de texto.
Após a confecção dos fantoches os alunos em duplas elaboraram um diálogo e escreveram em forma de H.Q, um dos gêneros textuais trabalhados no 2º trimestre.
Em seguida escreveram a H.Q. em forma de texto incluindo as falas do narrador, na sala multimídia e digitaram a revisão de texto.
Posteriormente assistiram a um vídeo digital instrucional e produziram um tutorial em vídeo com o auxílio da PAPP TECCI Ana Orrico para, de modo mais dinâmico, ensinar outras pessoas a confeccionar fantoches de meia.
Os alunos participaram com muito entusiasmo dessa proposta.
Veja o vídeo que os alunos fizeram logo abaixo!!!







FAÇA O SEU PERSONAGEM TAMBÉM!!









Professora: Meyriane Coelho

Trabalho realizado a partir da leitura em capítulos do livro Judy Moody, feita pela professora. Onde a personagem realiza a atividade escolar chamada "QUEM SOU EU?", falando sobre suas preferências. Após o término da leitura, cada aluno do 4° ano E pode também realizar sua colagem e em seguida apresentar para os colegas, mostrando um pouco sobre sua vida.

As crianças demonstraram muito envolvimento e alegria em realizar a atividade e especialmente em apresentar para a turma.




 Os 4ºs anos fizeram um passeio com estudo do meio no Parque Estoril, considerado patrimônio histórico e natural da cidade de São Bernardo do Campo, o parque abriga ainda um mini zoológico. Trata-se da única instituição voltada ao cuidado do animal silvestre, sendo um dos principais instrumentos da Prefeitura para a preservação e cuidado com a fauna e a flora da cidade e toda a região. O espaço abriga 450 animais de 70 diferentes espécies, em viveiros adaptados.

As turmas curtiram bastante o passeio e aprofundaram conhecimentos já trabalhados em sala de aula.


















Professora Rafaela


 Para trabalhar o gênero do texto informativo, os alunos do 5º ano E e K realizaram uma sequência de atividades sobre animais. Essa sequência envolveu a escolha de um animal a ser pesquisado em dupla, pesquisa em diferentes portadores (como dicionário, livros do acervo de nossa biblioteca e enciclopédia digital), registro da ficha técnica do animal, escrita individual do texto informativo, confecção de cartazes e apresentação oral para a turma.

Utilizamos diferentes espaços e recursos da escola na realização das atividades... e você pensa que acabou? Que nada! Elaboramos um jogo de perguntas para testar os seus conhecimentos sobre os animais e estamos realizando novas propostas envolvendo a tecnologia e a aprendizagem criativa, mas isso vai ficar para a nossa próxima postagem!

Vejam que lindos ficaram os cartazes das turmas!!!

5° ano E


5º ano K

Vamos brincar?

Acesse os links dos jogos elaborados pelas crianças, clicando na turma:











Professora: Bianca

Para alertar alunos, professores e colaboradores quanto a importância do RESPEITO e combater  a violência na escola, a professora do 5° ano D trabalhou o tema com a turma, de forma cooperativa e colaborativa!

Os alunos foram divididos em grupos para a organização do trabalho de:

✓ Pesquisa;

✓ Confecção de Cartazes;

✓ Confecção de Panfletos;

✓ Apresentação do tema para as turmas dos 4°s e 5°s anos da escola, com os dados da pesquisa (violência na escola) e ressaltando a importância do RESPEITO entre todos;

✓ Entrevistas com membros da escola!!! Veja logo abaixo:



Língua portuguesa 

 Dígrafos e uso de LH, NH e CH



Professora Tatiana Diegues - 5º Ano A

Em nossa aula de laboratório pudemos retomar os conteúdos trabalhados de forma dinâmica e com a participação ativa dos alunos, construindo de forma significativa o conhecimento de cada um deles.

As duplas formadas durante a aula permitem que os alunos interajam e se auxiliem nessa construção de conhecimento.

Para concluir a aula e testar os conhecimentos adquiridos, os alunos responderam a um Quiz bem divertido no Kahoot. Nesta proposta os alunos responderam questões sobre o conteúdo apresentado.






 Professora Célia

As crianças estão crescendo e muitas vezes não sabem lidar com questões relacionadas a aparência e como as outras pessoas as enxergam. O bullying está presente diariamente trazendo muito sofrimento para a vítima e para o agressor, que muitas vezes não sabemos o que ocorre por trás desse comportamento agressivo. Assim, com a intenção de deixar as crianças mais fortes e preparadas para não fazer e nem aceitar o bullying, no início do ano letivo o 5ºH assistiu ao filme Extraordinário baseado no livro Extraordinário de R.J. Palácio. Fizemos uma interpretação escrita sobre o filme e em seguida começamos a leitura capitulada do livro, com a reflexão mensal sobre os preceitos mencionados no livro. 
Para ampliar os conhecimentos e ensinamentos de forma lúdica e criativa, trabalhamos com o lapbook (uma pasta com desenhos, características dos personagens, resumo dos capítulos, crianças extraordinárias que fizeram história, ensinamentos sobre a aparência, amizade, família, gentileza, coragem e isolamento, ações de gentileza, direitos das crianças). Toda a turma abraçou a proposta, se empenharam e fizeram o seu melhor com muito capricho!
Tenho certeza de que o tempo mostrará o impacto positivo que a atividade teve na vida de cada aluno.




 Professora Rita- 5°ano B

Com a turma da manhã, a ideia surgiu a partir de uma brincadeira ocorrida na semana do brincar. Eles se dividiram em grupos e cada grupo criou uma loja, dentro de um shopping. Cada agrupamento pensou em algo, segundo aquilo que interessava. Então tivemos uma farmácia, uma loja de sapatos, uma loja de games, um supermercado e um restaurante. Os grupos produziram seus produtos, com material reciclável, além de utilizar materiais que já existiam, como brinquedos da escola. Aconteceram momentos, em que as crianças puderam fazer compras, pensar em gastos e também, cada loja produziu sua contabilidade iniciada antes da inauguração.

Essa ideia serviu para que depois pudéssemos utilizar como atividades de matemática: gráficos, tabelas e situações problemas. Ocorrerem discussões reais, como utilizar melhor o dinheiro em caixa. A professora interviu dizendo que precisava realmente economizar.

As crianças compartilharam sua experiência com muito entusiasmo, com outras turmas. Veja a o vídeo logo abaixo!!!







ACONTECEU NA ESCOLA!



Ações que aconteceram na escola na sexta-feira dia 14/04/2023. Nossos alunos assistiram vídeos do tema, cantaram e dançaram músicas, conversaram, refletiram e confeccionaram cartazes das mais diversas formas. 
O objetivo do trabalho foi a conscientização da importância do combate a proliferação do Aedes Aegypti (Mosquito que pode transmitir a Dengue).




Entrevista sobre a imigração Italiana em
São Bernardo do Campo

No dia 03 de agosto recebemos em nossa escola o Sr. Fábio Renato Dias Barreira, para conversar com algumas turmas de 4° anos , sobre a imigração italiana em São Bernardo do Campo.
A ideia surgiu, pois no dia 20 de agosto, a EMEB participará do Desfile Cívico, em comemoração ao aniversário de 470 anos da cidade e neste dia, as crianças irão mostrar um pouco desta história.
O entrevistado é descendente de duas famílias conhecidas na cidade, que fazem parte desta história. Ele também é um estudioso e entusiasta no tema.
Os alunos fizeram as perguntas e ele respondeu a todas, explicando com detalhes, incluindo histórias de família e imagens de documentos. As turmas amaram este momento!
Foi para além das expectativas!!!
Para que as outras salas tivessem acesso a entrevista, as PAPP TECCI editaram um vídeo e passaram nos laboratórios para os alunos de toda  a escola.





Desfile Cívico- 20 de Agosto

No dia 20 de Agosto nossa escola participou do Desfile Cívico Militar, em comemoração aos 470 anos da cidade de São Bernardo do Campo.
Cada escola participante representou um tema relacionado a história da cidade. 
Nossa unidade ficou responsável pelos temas: Imigração Italiana, igreja Santa Filomena e Polo Moveleiro.
Para contextualizar as crianças, no laboratório de informática, tivemos um vídeo disparador sobre o assunto e jogos relacionados ao tema.
Também recebemos a visita de um descendente de italiano, que concedeu uma entrevista aos nossos alunos, trazendo muita informação e curiosidades sobre a imigração!
Grande parte do material para desfile foi produzido na escola. 
Foi a 1° vez que a escola participou do desfile e o número de alunos surpreendeu a todos.
Apreciem um pouco de tudo o que aconteceu!!!




Mostra


Projeto coletivo 5ºanos: Espelho - "Somos reflexo um do outro"
 
Tema: Empatia e cooperação 

No dia da última Reunião com pais (08/12),  os alunos dos  5° anos montaram uma sala temática para que a comunidade escolar pudesse ver de perto, um pouco do aprendizado que eles tiveram ao longo do ano.

O projeto tinha como objetivo geral, a implementação da cidadania por meio de recursos bibliográficos, vivências e ações, para que as crianças tornem-se agentes mediadores e replicadores da paz.

Na sala foram expostos trabalhos e espelhos, para que todos pudessem  "se ver"!!!






Prêmio 

No dia 11 de dezembro aconteceu a premiação dos trabalhos de encerramento do curso de Robótica Pedagógica da UFABC e para a grata surpresa dos envolvidos, resultou em uma premiação de melhor trabalho, na categoria de CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA.

Este foi um projeto que as PAPPs TECCI Ana Maria e Camilla desenvolveram ao longo do ano com os monitores do laboratório de informática da escola. 

A ideia ocorreu para trabalhar o projeto coletivo da escola: Pertencimento. As crianças escolheram um espaço, que foi o parque,  aprenderam sobre os diferentes tipos de imagens, edição e o uso do programa de corte da impressora a laser. Também entenderam sobre mecanismos simples (utilizando Lego e Atto Educacional), circuitos elétricos e programaram  placas, como a micro:bit.

As professoras puderam aplicar seus conhecimentos do curso oferecido pela Secretaria de Educação da Prefeitura de São Bernardo do Campo, em parceria com a Faculdade Federal do Grande ABC, para ampliar os conhecimentos dos alunos em alguns conceitos de forma engajada, significativa e prazerosa!!

O projeto também teve a colaboração das PAPPs TECCI  Ana Lúcia e Elaine, que participaram com a divulgação das etapas no Jornal da escola, orientando os monitores na fase final da maquete e acompanhando na mostra da UFABC.



Encerramento 5ºs Anos

Nos dias 4 e 5 de dezembro aconteceu o encerramento dos 5ºs Anos, foi muito emocionante e queremos compartilhar um pouquinho com vocês!

















ATIVIDADE  COM  ESPECIALISTA


PROFESSORA:  ANA PAULA

MIND LAB

São jogos de raciocínio, jogados em parceria, onde um educando ajuda o outro através das tentativas e hipóteses que o jogo possibilita. Os jogos são utilizados como ferramenta de aprendizagem desenvolvendo habilidades cognitivas e emocionais. Para esta proposta, foram utilizados: Sudoku Animal, Sapinhos e Hora do Rush.

Os educandos escolheram o parceiro(a) para jogar, no início se encantaram com os materiais e ficaram "muito empolgados" ao manusear o jogo e um foi auxiliando ao outro, para atingir o objetivo proposto de cada jogo.

Atividade realizada em parceria com as professoras do primeiro ano durante as aulas de Educação Física.

Nossas crianças aprenderam brincando!!!




Nas aulas de Educação Física, o professor Fernando trabalhou com o Intercalasses de Queimada:  Competição entre as salas. Ele buscou trabalhar com  os alunos, a vivencia de uma competição, a importância do respeito às regras e estimular o trabalho em equipe.

Os alunos amaram!!!







Professora Grazi - Arte

Nossas árvores

Nesta atividade de Arte, foi feita uma observação das árvores em torno da nossa escola. 

Em um segundo momento, fizemos uma roda de conversa onde falamos da diversidade de tamanhos e espécies que temos. Na sequência, cada educando desenhou uma árvore com base na pesquisa de campo feita anteriormente.







Professora Simone

As propostas foram diversificadas

5º ano C foram três atividades:

 1º Criar ambientes da comunidade, trabalhando assim coordenação motora fina, noção espacial e socialização; 

2° Jogo Jenga: trabalho de coordenação motora fina, controle de força, raciocínio lógico e cooperação;

Jogo do Twitter: Noção espacial, equilíbrio e lateralidade.

5°ano A, jogo Joquempô: desenvolvendo noção espacial, ritmo, equilíbrio e lateralidade;

4° ano E, a proposta foi de iniciação ao Vôlei, fundamentos, recepção e toque.

As crianças aprendem muitas habilidades brincando!!!




Projeto Redes Sociais:

Este projeto propõe a criação de um vídeo simulando o TikTok, com o objetivo de refletir sobre o uso consciente das redes sociais e explorar a expressão artística. 
Os participantes formaram grupos para criar e ensaiar partes de uma coreografia, promovendo colaboração e desenvolvimento de habilidades. O projeto também busca incentivar a reflexão sobre a importância do uso adequado e ponderado do celular e redes sociais.

Professor Fabrício - Ed. Física


4º ano D



4º ano G



5º ano B



5º ano D


Nenhum comentário:

Postar um comentário